Dieta para definir os músculos… o que é?

A dieta para musculação ou de definição trata de eliminar a maior quantidade de gordura do corpo, mas mantendo a maior quantidade de músculos possível. Se você acha que tem uma massa muscular adequada e gostaria de poder ensiná-la, siga as recomendações que apresentamos-te aqui e alimentação para os atletas.


O tempo de definição varia de pessoa para pessoa, mas falamos de uma média de cerca de dois meses. A perda tem que ser progressiva, 500-600 gramas por semana, mais perda, o que implicaria uma perda de volume em nossos músculos, que, obviamente, não nos interessa.
À medida que a dieta vá dando resultados, teremos que eliminar todos os alimentos ricos em sódio (peixe, atum e ovos), já que provocam retenção de líquidos e não ajudá-lo em seu objetivo. O que é certo antes de fazer uma dieta para definir é não ter em volume de um peso superior a 10 kg do peso ideal de cada um.


A primeira coisa é eliminar as refeições que tenham maior quantidade de gorduras e açúcares desnecessários, tudo o que sobra para ser puro músculo.

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Não há que esquecer os treinos, isso, somado a uma alimentação equilibrada, garante 80% de bons resultados. Há que ter em conta que para ganhar massa muscular, a alimentação não deve ser excessiva em proteínas, e se aumentar a ingestão de hidratos de carbono que são os que fornecem energia ao organismo e ajudam a aumentar a massa muscular com o treinamento. Muito importante também manter a hidratação, beber pelo menos 2 litros de água por dia.


Definir a sua massa muscular requer esforço por sua parte, siga os conselhos do seu monitor no ginásio, e segue uma dieta de definição para te ajudar em seu objetivo. Em todo caso, sempre é recomendável recorrer a um nutricionista, que irá elaborar a dieta que melhor se lhe adapte, e não tomar suplementos alimentares sem questioná-los previamente.


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